Como funciona a Prova ICAO: um guia completo


Diogo Verzola - Easycao
image
COMO FUNCIONA O EXAME ICAO

O exame ICAO, ou Santos Dumont English Assessment, é o exame que mede a proficiência linguística dos pilotos.


Ele é usado para garantir a segurança operacional por parte dos órgãos competentes e, por parte dos pilotos, além de garantirem uma boa segurança nos voos, é utilizado para garantir melhores oportunidades na aviação. 


Como dizem: “sem ICAO, não voa internacional”, pois sem ter pelo menos o Nível 4 ICAO, que é o nível operacional, o piloto não possui autorização (e muitas vezes condição técnica) de realizar voos internacionais.


No entanto, com o aumento do número de pilotos no mercado, ter o ICAO na carteira passou a ser um critério de diferenciação e seleção natural dos pilotos. Sendo assim, muitas vezes o que impede um bom piloto de voar uma aeronave maior, ter um emprego melhor e melhores salários na aviação é não ter o ICAO na carteira.


E por isso, muitas pessoas dizem que sem ICAO não se pode ser um piloto completo.
"SEM ICAO NÃO VOA INTERNACIONAL"
Imagem black-november
Segurança Operacional
Imagem black-november
Piloto Completo
Imagem black-november
Critério de diferenciação
Imagem black-november
Aeronaves maiores
E QUAL A FORMA DE SE CONSEGUIR O ICAO NA CARTEIRA?

  • ICAO não operacional (nível 3 ou menor)
  • Nível operacional (Nível 4)
  • Nível avançado (Nível 5)
  • Expert (Nível 6) 

Esse último, o nível 6, só pode ser obtido caso você consiga um nível 5 e a ANAC supor que você tenha condições de conseguir o Nível 6. Nesse caso, você deve se submeter a um outro teste, especificamente para avaliar se é Nível 6 ou não.
A prova ICAO, de maneira prática e direta, é um teste oral composto por 4 partes e o candidato será avaliado de acordo com 6 descritores holísticos: pronúncia, estrutura, vocabulário, fluência, compreensão, interação e terá notas separadas em cada um deles, que podem variar de 1 até 5.


A menor nota será a nota final. Ou seja, caso o candidato consiga o nível 5 em 5 descritores, mas pegue 3 em estrutura, sua nota final será 3, tornando-o não operacional, o que é considerado uma reprovação no exame.


Caso o candidato aquira nível 3 ou inferior, seu nível não será operacional e ele não somente não poderá fazer voos internacionais, como também pode ter sua carreira severamente prejudicada.
image
E QUAIS SÃO AS 4 PARTES DA PROVA?
Imagem black-week-ofertas
Aviation Topics
A Parte 1 é composta de perguntas abertas, dentro do contexto de vida e carreira do piloto, dentro de alguns tópicos de aviação, como: treinamento, meteorologia, voo solo, situações de emergência, procedimentos de cabine, etc.


Nessa parte você deve responder de forma oral todas as perguntas feitas pelo examinador e demonstrar o nível de proficiência em concordâncias com os 6 descritores holísticos mencionados acima.
Imagem black-week-ofertas
Interacting as a Pilot
Já na Parte 2 você irá se submeter a algumas situações operacionais e deverá interagir como o Controlador de Tráfego Aéreo como se fosse de fato o piloto da situação.


Nessa parte você irá ouvir alguns áudios em determinadas fases de voo, deverá demonstrar habilidades de cotejamento, terá que ser capaz de apresentar ao ATC algumas panes e fazer as solicitações corretas e pertinentes relacionadas às panes.
Imagem black-week-ofertas
Unexpected Situations
A Parte 3 avalia a sua capacidade de reportar coisas no passado, ser capaz de responder perguntas mais técnicas, operacionais e de situações de não rotina e ainda deverá demonstrar habilidades de comparar diferentes situações e classificar em determinados critérios.


Na Parte 3 você também irá ouvir alguns áudios, porém de situações mais adversas, como emergências, urgências e panes mais sérias e deverá demonstrar uma boa capacidade de entendimento e de reportar ao examinador tudo que foi dito nos áudios, utilizando o inglês dentro da Métrica de avaliação ICAO.
Imagem black-week-ofertas
Picture Description and Discussion
E por fim, na Parte 4, você deverá descrever uma figura detalhando o que há em cada área dela e responder algumas perguntas relacionadas àquelas figura e/ou a situação a ela relacionada.


O teste inteiro leva em torno de 45 minutos e é conduzido por 2 profissionais. O ELE (English Language Expert), que é o entrevistador e o SME (subject Matter Expert), que é o profissional que fica atrás do candidato tomando notas.
Imagem black-week-ofertas
RECEBENDO O SEU NÍVEL ICAO
Ao final do teste, cada examinador irá dar sua nota dentro dos 6 descritores holísticos anteriormente mencionados e essa nota, junto com todo o relatório de desempenho do candidato são enviados à ANAC, que por sua vez, será responsável por deferir / indeferir e, logo após, efetuar a publicação da nota.


Caso você adquira o Nível 4 (operacional) seu ICAO fica válido em sua carteira por 3 anos. Após esse período, é necessário efetuar a renovação, fazendo um novo exame.

Caso adquira o Nível 5 (avançado) seu ICAO fica válido em sua carteira por 6 anos. Após esse período, é necessário efetuar a renovação, fazendo um novo exame. A menos que antes disso você seja chamado para fazer o exame do Nível 6 (expert) e seja aprovado neste último. Nesse caso seu nível ICAO jamais irá expirar e você nunca mais irá precisar fazer outro exame ICAO em sua carreira.




CONCLUSÃO

Agora que você tem uma ideia melhor da importância do exame ICAO, como esse é aplicado e como você será avaliado, prepare-se para a prova ICAO adequadamente e coloque na sua agenda o dia da sua avaliação para ter o ICAO na carteira de uma vez por todas.


Vale frisar aqui a importância de escolher um bom método de ensino para se preparar para a prova, pois cada ano estudando sem a métrica certa, sem o direcionamento correto por um profissional experiente, é um ano de oportunidades perdidas e muitas vezes as boas oportunidades não batem à nossa porta 2 vezes. Portanto, mantenha sempre seu nível ICAO válido para, quando essas oportunidades surgirem (e elas geralmente surgem sem avisar) você abrace com unhas e dentes e viva a vida que sempre sonhou.