Entenda os Níveis ICAO: Como você será avaliado


Diogo Verzola - Easycao
image
QUAIS SÃO OS NÍVEIS ICAO

Existem, essencialmente, 6 níveis ICAO. Podendo variar de 1 (pré elementar) a 6 (expert) e eles são divididos em 6 descritores: Pronúncia, Estrutura, Vocabulário, Fluência, Compreensão e Interação. Eu fiz um texto bem interessante falando sobre como funciona a prova ICAO e vou deixar o link no final dessa página, caso você queira se aprofundar mais no assunto.


No entanto, a maioria dos pilotos e das companhias aéreas, para fins de contratação e valorização no mercado de trabalho, dividem esses 6 níveis em 2: operacional (Nível 4 ou acima) e não operacional (Nível 3 ou abaixo).


Vamos juntos fazer uma análise sobre os níveis ICAO, validade e qual inglês desejado para cada nível. Nessa análise irei tratar os níveis operacionais da mesma maneira, ou seja, não irei falar especificamente sobre o Nível 1 (pré elementar), Nível 2 (elementar) ou Nível 3 (pré operacional). Visto que esses níveis não qualificam o piloto para voos internacionais, tampouco para uma seleção de emprego.

Imagem black-week
NÍVEL OPERACIONAL
Nível 4 ou superior: as companhias aéreas exigem ICAO operacional para participar das seleções de emprego, já na executiva, o ICAO é necessário para voar internacionalmente.
Imagem black-week
NÍVEL NÃO OPERACIONAL
Nível 3 ou inferior: atualmente, o ICAO na carteira é um diferencial dentro do mercado, o ditado "sem ICAO não voa internacional" é um fato.

Imagem

NÍVEL 3 OU ABAIXO - NÃO OPERACIONAL

O que é o Nível Não Operacional? (Entenda-se aqui Níveis 3, 2 e 1)

Esse nível é dado pelos examinadores ao candidato que demonstrou não conseguir pelo menos o Nível 4 em pelo menos 1 descritor.

Vou ser mais claro: Caso você faça a prova e sua nota seja 4 em pronúncia, vocabulário, fluência, compreensão e interação, mas seja 3 em estrutura, sua nota final será 3. O critério é: sua nota será a sua menor nota, mesmo que seja apenas em um descritor.


Resumindo, caso você tenha se preparado de uma maneira não adequada, sem seguir os critérios de Métrica ICAO ou não tenha praticado o suficiente, sua nota será não operacional. E muito provavelmente sua nota em Estrutura será 3 ou abaixo, pois Estrutura não é gramática. A nota de Estrutura envolve, além de algumas nuâncias gramaticais, a adequação à Métricao ICAO correta.

Já o Nível 4, Operacional, capacita você a fazer voos internacionais e te coloca em nível competitivo no mercado da aviação. Se você é piloto, já sabe que o ICAO virou critério de diferenciação entre pilotos e quem não tem pelo menos o ICAO na carteira dificilmente conseguirá um bom emprego, boas oportunidades e voará as melhores aeronaves, mesmo sendo um grande piloto, com muitas horas de voo.
QUAIS SÃO OS NÍVEIS ICAO

Existem, essencialmente, 6 níveis ICAO. Podendo variar de 1 (pré elementar) a 6 (expert) e eles são divididos em 6 descritores: Pronúncia, Estrutura, Vocabulário, Fluência, Compreensão e Interação. Eu fiz um texto bem interessante falando sobre como funciona a prova ICAO e vou deixar o link no final dessa página, caso você queira se aprofundar mais no assunto.


No entanto, a maioria dos pilotos e das companhias aéreas, para fins de contratação e valorização no mercado de trabalho, dividem esses 6 níveis em 2: operacional (Nível 4 ou acima) e não operacional (Nível 3 ou abaixo).


Vamos juntos fazer uma análise sobre os níveis ICAO, validade e qual inglês desejado para cada nível. Nessa análise irei tratar os níveis operacionais da mesma maneira, ou seja, não irei falar especificamente sobre o Nível 1 (pré elementar), Nível 2 (elementar) ou Nível 3 (pré operacional). Visto que esses níveis não qualificam o piloto para voos internacionais, tampouco para uma seleção de emprego.

A VALIDADE DO ICAO 4
A validade do ICAO 4 é de 3 anos. Sendo assim, coloque na cabeça a seguinte frase: você nunca vai “tirar o ICAO” e “se livrar desse problema”, pois sempre terá que revalidá-lo e, caso nesses 3 anos você não siga se preparando adequadamente, você perderá seu Nível Operacional e terá que correr atrás de tudo novamente.

O tempo que se leva em média para se atingir o 4 leva entre 2 a 6 meses, estudando em média 1:30 por dia, 5 dias por semana com uma preparação correta e adequada. Em contrapartida, caso se estude de maneira não tão organizada por profissionais que não dominam a Métrica ICAO esse tempo pode se estender a 3 anos. E esse cálculo de tempo mostrado independe do nível anterior do piloto.
image
NÍVEL 4 - OPERACIONAL

E como se consegue o Nível 4 Operacional?


É muito mais simples do que parece ou do que te falaram, pois não é necessário ter um super inglês, nem avançado, nem morar fora, nem mesmo o intermediário.


O que precisa é no mínimo um inglês básico. Mas preste muita atenção no que vem a seguir: esse inglês básico DEVE ESTAR ALINHADO COM A MÉTRICA ICAO DE FALA. Ou seja, existem alguns erros, chamados de erros globais que caso você os cometa, haverá uma baixa tolerância pelos examinadores. A grosso modo, existe uma boa margem de erro na prova, mas determinados erros podem ser cometidos pouquíssimas vezes. Por isso você vê vários pilotos, com um excelente nível de inglês, alguns até já moraram fora ou fizeram cursinho reprovando no exame.


Sabe por que?


Porque apesar de ter um bom nível de inglês de fato, seu inglês não estava adequado à Métrica ICAO de fala.


E quem é que conhece essas Métricas? Somente os examinadores do exame. Você não vai ver nenhum livro ou curso de inglês dizendo que ensina a Métrica ICAO (a não ser nós, é claro).


E mesmo que algum profissional queira te mostrar a métrica ICAO, dificilmente será algo muito eficaz ou aprofundado, pois essa Métrica é ensinada somente examinadores e a experiência da aplicação dessa Métrica de avaliação ao longo de vários anos é o que fornece as condições para um profissional ser capaz de te treinar adequadamente para esse exame.


E é essa a razão pela qual eu sempre foco em mostrar aos meus alunos todos os padrões de linguagem deles que estão fora dessa Métrica, de modo a que eles mesmo consigam perceber o que estão errando e chegar na hora da prova falando exatamente dentro das “regras do jogo”.

NÍVEL 5 - AVANÇADO

O Nível considerado Avançado pela ICAO é o Nível 5 e ele é muito mais fácil de conseguir do que você está pensando.

Ao contrário do que você deve ter ouvido, não é necessário ter um inglês “de outro mundo” para conseguir o Nível 5. Em realidade, de forma bem direta, ele consiste em uma fórmula básica:

POUCOS ERROS GLOBAIS + USO DOS PADRÕES DE LINGUAGEM QUE A ICAO ENTENDE COMO AVANÇADOS

Perceba que eu disse: que a ICAO entende como avançados. Pois o critério da ICAO de inglês avançado é bem mais simples do que o considerado avançado pelos cursos de inglês.

Dentro da nossa escola temos diversos alunos que se adequaram perfeitamente a métrica ICAO e conseguiram o Nível 5.

A validade do ICAO 5 é de 6 anos, da mesma forma, se depois de 6 anos você não for aprovado ou receber 4 em algum dos níveis, seu nível será rebaixado e a validade será correspondente ao novo nível.
NÍVEL 6 - EXPERT

Esse é o nível mais alto que é possível de se obter no exame ICAO.

Muitas pessoas pensam que é necessário ter um inglês “nativo” ou perfeito para se conseguir esse nível.

Porém, em realidade ele segue a mesma fórmula do Nível 5:

POUCOS ERROS GLOBAIS + USO DOS PADRÕES DE LINGUAGEM QUE A ICAO ENTENDE COMO AVANÇADOS

A diferença é que os erros globais permitidos são mais baixos e é necessário produzir mais padrões de linguagem avançados.


E não precisa ter inglês perfeito ou super avançado. Caso você domine a Métrica ICAO e ajuste sua fala e seus padrões de linguagem através da prática correta é possível (eu diria provável) que você consiga o Nível 6, mesmo sem ter morado fora ou ficado muitos anos estudando inglês.


Para tanto, é necessário estudar com estratégia e corrigido sempre por alguém experiente que entenda dos padrões de linguagem da prova ICAO.


Ao longo da minha experiência como examinador ICAO e professor ICAO eu já preparei alunos que eram Nível 3 e em um tempo relativamente curto conseguiram o ICAO 6.


Porém, aqui existe um adendo: não é possível obter o ICAO 6 na prova ICAO. A nota máximo dada é ICAO 5, ou 5+

Caso você faça a prova ICAO e consiga o 5+, você poderá ser convidado a fazer uma outra prova, a que mede efetivamente o Nível 6.

Ou seja, você deverá fazer 2 provas, com formatos diferentes, porém com os mesmos descritores para conseguir obter o ICAO 6.

Caso você consiga ICAO 5+ e tenha um bom desempenho nessa segunda prova sua nota ICAO será 6.

Em caso de uma performance não tão boa na segunda prova o ICAO 5 será mantido, com sua validade tradicional de 6 anos.

image
VALIDADE DO ICAO 6
Quando você conseguir ICAO 6 a validade será vitalícia, ou seja, até o final de sua carreira na aviação sua nota será essa e nunca mais você vai precisar fazer a prova ICAO novamente.


Meu conselho pessoal a você é: estude com estratégia e afinco, seguindo um método que possui um sistema de ensino direcionado para a prova ICAO e vá atrás do nível 6. Afinal de contas, o que são alguns meses de dedicação e disciplina firmes comparados ao conforto e tranquilidade de nunca mais ter que se preocupar com a prova ICAO?